20/03/2013

Coesão textual: Avançando na prática

Proponha criar, juntamente com seus alunos, uma história a partir de um tema ou título dado. Distribua papéis ou cartelas no tamanho de 1/4 de uma folha de papel ofício. Cada um deles deve escrever em papeis separados uma resposta para cada uma das seguintes perguntas: 1. O que aconteceu? 2. Onde aconteceu? 3. Quando aconteceu? 4. Quem foram os envolvidos? 5. Qual foi o desfecho da história? Coloque todas as respostas a cada pergunta em caixas ou sacos separados. Cada aluno deverá retirar, por sorteio, uma resposta de cada caixa. De posse de respostas a todas as perguntas, ele deve escrever um história, que, muito provavelmente, não terá as informações escritas por ele na primeira fase da atividade. Para que cada história faça sentido - ou cada texto tenha unidade de sentido - será necessário interligar cada um desses "pedaços" de história aos outros por meio de mecanismos de coesão. Convide voluntários para a leitura. TP5-Estilo,coerência e coesão - Parte 1, pág.162

10/03/2013

Uma história maluca

Identificar estratégias que podem ser utilizadas para a comunicação  de um texto.

1. Escolha um colega  e faça uma dupla
2. Folheie a revista ou jornal e selecione dez imagens para recortar.
-um homem
-uma mulher
-uma criança
- um carro
-um objeto(perfume, sabonete, bicicleta, bolsa, sapato, etc.)
-um lugar/ambiente(quarto, cozinha, loja,escola, edifício, casa,etc.)
-uma paisagem
- uma comida
-uma bebida
- uma imagem extra(qualquer uma das anteriores)
03. Escolha um dos recortes e participe da historia coletiva que o seu professor fará com a turma. Cada dupla de alunos poderá colaborar com uma imagem. Para que sua imagem faça parte da historia, você e seu colega precisarão encaixar a imagem na historia, mas sem perder o sentido do que está sendo contado.
04. Fique atento às dicas que o professor irá oferecer durante a brincadeira e auxilie o colega em dificuldade quando souber a melhor maneira de encaixar uma imagem(ideia) no texto iniciado.
5. Atenção para a organização do texto coletivo. A história necessita ter começo, meio e fim, ordenados a partir da sequência e, principalmente, a construção de sentido no texto.
6. Registre o texto produzido pela turma em seu caderno.
                                                AAA6-Leitura e Processos de Escrita II- versão do aluno

07/03/2013

Fernando Pessoa


 
Cai chuva. É noite. Uma pequena brisa
 
Cai chuva. É noite. Uma pequena brisa, 
      Substitui o calor. 
P'ra ser feliz tanta coisa é precisa. 
      Este luzir é melhor.
O que é a vida? O espaço é alguém pra mim. 
      Sonhando sou eu só. 
A luzir, em quem não tem fim 
      E, sem querer, tem dó.
Extensa, leve, inútil passageira, 
     Ao roçar por mim traz 
Uma ilusão de sonho, em cuja esteira 
     A minha vida jaz.
Barco indelével pelo espaço da alma, 
     Luz da candeia além 
Da eterna ausência da ansiada calma, 
     Final do inútil bem.
Que, se quer, e, se veio, se desconhece 
    Que, se for, seria 
O tédio de o haver... E a chuva cresce 
    Na noite agora fria.