06/08/2012

PRODUÇÃO TEXTUAL

Avançando na prática

1.Escolha uma imagem interessante para a sua turma que seja bastante grande para permitir uma boa observação.
2. Ajude os alunos a olhar todos os elementos da imagem. Mostre a eles que o observador pode fazer caminharem seus olhos pela imagem de diversos modos:de cima para baixo, de baixo para cima, da direita para esquerda, da esquerda para direita, do centro para os lados, de modo circular. tudo depende dos pontos que chamam mais atenção.
3. Peça que descrevam a imagem e expressem sua opinião sobre ela.
4. Depois disso, peça que produzam um texto descrevendo a imagem.
5. Peça a um ou dois alunos que leiam suas produções.
6. Peça aos colegas que opinem sobre os textos produzidos. Ajude-os a avaliar passagens que você considera importante observar. 
7. Dê sua opiniões sobre as produções.
8. Veja se cabe uma reescrita individual ou coletiva.

                                                                                                       TP2 - Análise Linguística e Análise Literária, p. 56

Um comentário:

  1. Eu gosto de desenvolver atividades como estas com meus alunos durante minhas aulas de Ciências. Tenho utilizado ilustrações e pinturas de artistas que possuam relação com questões ambientais. Além da observaçnao e produção textual coletiva, nós também desenvolvemos uma releitura da obra artística. Gosto de trabalhar com obras do Paul Klee.
    As crianças adoram!
    Parabéns pelo blog.
    www.claudio-da-silva.com (meu site e blog)

    ResponderExcluir