31/07/2012

O GÊNERO POÉTICO

Avançando na prática

01. Leve aos alunos uma letra musicada - que você considere atraente para a idade deles - e cante com eles, acompanhando a música e seguindo a letra por escrito.
02. Faça com eles uma interpretação do texto, em termos de tema, autor/leitor/ouvinte, formas, e tudo o mais que achar interessante e pertinente - inclusive as razões por que os alunos gostam, ou não, da canção.
03. Compare com algum outro texto que tenha sido trabalhado sobre o mesmo tema, ou com o mesmo aspecto formal(poesia).
04. Provoque uma reflexão sobre a compatibilidade entre oralidade e escrita e sobre o fato de que alguns gêneros podem ser realizados pelas duas modalidades enquanto outros só ocorrem por escrito, ou oralmente.
05. Identifique com eles quem é o autor(ou autores) e quem são os ouvintes/leitores a que se destina o texto-canção.
06. Identifique algum traço linguístico que marque o destinatário da canção, como, por exemplo, gírias ou terminologia específica.
07. leve-os, sobretudo, a reconhecer que  gêneros textuais estão em toda parte, não apenas na escola.
                                                         
                                                                            Caderno de teoria e prática -gêneros e tipos textuais-TP3
                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário