29/01/2010

TP6





Relatório 26/01/2010

"Faça uma escolha" foi o título do texto lido no encontro de hoje. O texto nos leva a refletir sobre as nossas escolhas diárias. A qualidade de vida é um resultado direto das escolhas que fazemos. Aí vem a pergunta: Existem coisas que poderíamos melhorar? Poderíamos rever nossas escolhas? Com certeza!
Construimos uma "história maluca" a partir de figuras que recebemos da Clara(formadora). A história iniciava e terminava com uma determinada figura e o grupo ia narrando dando continuidade ao relato do participante anterior. Essa foi uma atividade muito criativa.
Vivenciamos também algumas atividades da AAA6(versãodo aluno)páginas 80,81, 84, 85 e 93.
No próximo encontro haverá apresentação do projeto que estamos aplicando na Escola de E.F.M Estado do Paraná.
As imagens acima são de Jericoacoara(Ce). Inclua nas suas escolhas o lazer. Ele é fundamental!

23/01/2010

TP6


Dia: 19/01/2010 - Relatório

A acolhida de hoje foi com a leitura do texto de Marina Colasanti " A moça tecelã".Este conto de fadas narra o dia-a-dia de uma menina que tece, tece, tece.Contente em seu trabalho, vai imaginando e tecendo, materializando auroras, noites, sol, chuva, aves, bichos, paisagens... Até que reparou-se envolta em uma imensa solidão, necessitando de alguém junto a si, para sempre: constrói então, dos fios mais fortes e belos, um companheiro, o esperado esposo. Passa logo a sonhar com filhos, lar, vizinhos, com um cotidiano pacato e social, enfim.
O homem, porém, tinha idéias opostas e a moça destece castelo, ouro, prata, animais e o próprio opressor. Livre, finalmente! O texto nos faz refletir sobre nossas atitudes como pessoa e como profissionais, pois todos os dias temos oportunidades de refazer nossas ações, de buscar novos objetivos, de criar, de sermos pessoas e profissionais melhores.
A Unidade 21 da TP6 " focaliza a argumentatividade que, em sentido mais restrito, corresponde a uma organização textual que tem por finalidade específica convercer ou persuadir o interlecutor a respeito de alguma idéia ou comportamento. O caderno teoria e prática e o livro do aluno traz diferentes atividaes focalizando a diversidade de argumentos que podem ser utilizados para demonstrar uma idéia.
Fizemos a leitura de um texto da AAA6 "Gravidez Precoce" onde ao final deveríamos acrescentar mais um parágrafo fazendo um relato de algum caso de gravidez na escola e/ou comunidade.
A atividade seguinte foi elaborar um exercício de escrita onde o aluno possa produzir um texto argumentaivo. A produção de texto deve surgir a partir de uma das estratégias do Avançando na prática da página 108 e 109 que tem com tema o CARNAVAL.
Proposta de produção de texto: Com base nos conhecimentos adquiridos sobre o carnaval produza um texto argumentativos posicionando-se contra ou a favor do mela-mela.
Para concluir a manhã de estudo recebemos algumas orientações sobre o curso e as datas de entrega de trabalhos.
Datas importantes:
* 02 e09 de fevereiro - apresentação dos projetos
* 09 de março - entrega dos portifólios e endereço do blog.
* 23 de março - conclusão do curso.

" A prática de leitura e escrita deve ser planejada como sequência em que o aluno está sempre tendo oportunidade de pensar e refletir sobre o texto que está produzindo, interagindo com o próprio texto e com os textos de seus colegas"

Relatório - Avançando na prática - TP5










Escola de E.F.M Estado do Paraná
Série: 6ª Nº de alunos: 27 Truma: A
Tema: Leitura, escrita e cultura
Seção: 3 Unidade: 13


Objetivo:
Produzir atividades de prepação da escrita, considerando a cultura local, regional e nacional

Metodologia:

- Leituras de textos natalinos (AAA3)
- Conversa com os alunos sobre as diferentes festas que conhecem inclusive a natalina.
- Planejar a confraternização que ocorrerá no dia 23 no pátio da escola.Pedir sugestões de apresentações(ouví-los e anotar as propostas).
- Propor que façam o convite em dupla.
- Pesquisa sobre a origem do natal.

Considerações finais

A escola estava organizando a confraternização natalina e esta atividade incentivou o aluno a pesquisar , a se interessar pelo assunto, que é o natal. Todas as atividades propostas foram bem aceita pela turma, pois falar do natal é falar da família, da vida, do nascimento de Cristo.
Para a confraternização da escola a turma escolheu uma mensagem para ser lida por uma aluna.
As duplas confeccionaram o convite, o melhor convite o lider da turma entregou para a coordenação e o restante foi exposto na sala juntamente com a pesquisa sobre o natal.

15/01/2010

Conclusão da TP5

Relatório - 12/01/2010


Hoje foi dia de reencontro com os colegas e com a formadora do curso.Foi bom reencontrar a turma animada para dar continuidade aos estudos. A acolhida foi no auditório com uma mensagem de vídeo com o tema NUNCA DEIXE DE VOAR. Mensagem que trouxe ao grupo palavras de entusiasmo, de esperança, de força para os nossos projetos de 2010.
Para concluir a TP5 vivenciamos atividades envolvendo coesão e o avançando na prática da página 130 e 162 foram excelentes exemplos de atividades. Para Maria Luiza Monteiro Sales Coroa "existem alguns termos linguísticos que colaboram com as relações de coerência. Estes termos são encarregados de "orientar" os modos como as informações fornecidas no texto devem ser interpretadas, marcando a interdependência entre elas. A coesão refere-se, assim, às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto".
Após a socialização da atividade, conversamos sobre a elaboração e aprensentação do projeto.
A TP5 e a AAA5 são ricas em atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. A diversidades de textos oferece aos alunos o acesso e a experiencia de leitura e produção de textos orais e escritos em várias situações comunicativas.
No próximo encontro iniciaremos com a TP6.

12/01/2010

Avançando na Prática - Relatório

Escola de E.F.M Estado do Paraná
Série: 6ª Nº de alunos: 25 Turma: A
Seção: 1 Unidade:11 Data: 30/11/09

Objetivo:

Caractezizar sequência tipológica descritiva.

Metodologia:

Jogo: Dividir a turma em dois grupos de alunos. Escolher um representante para cada grupo. Antes de iniciar o jogo os alunos devem escrever o nome de um objeto de sua preferência e colocar dentro de uma caixa. Ao retirar o objeto da caixa cada reprentante fala as características daquele objeto sem nomeá-lo.Os membros do grupo devem identificar o objeto descrito. Marca ponto quem adivinhar o nome do objeto.
Depois do jogo, propor que cada aluno escreva um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal. Socializar.

Considerações finais

Na atividade proposta houve participação de todos os alunos, pois foi feito o revesamento de alunos na descrição dos objetos e quando um colega citava as características do objeto com pouca clareza os próprios alunos cobravam objetividade na descrição.
Nas produções de texto os alunos só conseguiram descrever um parágrafo de até três linhas sobre o objeto escolhido. Somente dois alunos não quiseram socializar o que escreveram.
O objetivo da atividade foi atingido com sucesso.

Relatorio da Avaliação diagnóstica de entrada - GESTAR II

Escola de E.F.M Estado do Paraná
Série: 6ª Truma: A Total de alunos: 26
Disciplina: Língua Portuguesa - Compreensão Textual
Professora Cursista: Tânia Maria Cavalcante Maia

01. Preencha os parenteses com o total de alunos que responderam corretamente a questão indicada.

QUESTÕES

01(17) 02(17) 03(17) 04(16) 05(22) 06(01) 07(14) 08(18) 09(16) 10(19)

11(01) 12(13) 13(19) 14(11) 15(10) 16(18) 17(16) 18(03) 19(08) 20(02)

21(06) 22(12) 23(12) 24(11) 25(07)


02. Prencha os parenteses com o total de alunos que obtiveram a nota indicada na avaliação de produção textual.


NOTA

0,5( ) 1,0( ) 1,5( ) 2,0( ) 2,5( ) 3,0( ) 3,5( ) 4,0(01) 4,5(07)

5,0(06) 6,0(03) 6,0(10) 6,5( ) 7,0( ) 7,5( ) 8,0( ) 8,5( ) 9,0( )

9,5( ) 10,0( )